Deus não se esqueceu

27/04/2008

Texto Base: Jó 19:1-9, 14, 17-19


“Então Jó respondeu: Até quando afligireis a minha alma, e me atormentareis com palavras? Já dez vezes me haveis humilhado; não vos envergonhais de me maltratardes? Embora haja eu, na verdade, errado, comigo fica o meu erro. Se deveras vos quereis engrandecer contra mim, e me incriminar pelo meu opróbrio, sabei então que Deus é o que transtornou a minha causa, e com a sua rede me cercou. Eis que clamo: Violência! mas não sou ouvido; grito: Socorro! mas não há justiça. com muros fechou ele o meu caminho, de modo que não posso passar; e pôs trevas nas minhas veredas. Da minha honra me despojou, e tirou-me da cabeça a coroa. (...) Os meus parentes se afastam, e os meus conhecidos se esquecem de, mim. (...) O meu hálito é intolerável à minha mulher; sou repugnante aos filhos de minha mãe. Até os pequeninos me desprezam; quando me levanto, falam contra mim. Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim.” (Jó 19:1-9, 14, 17-19)

Existem situações que, aos nossos olhos, são imutáveis. Então, assim como Jó, também perguntamos: "Até quando?". Os três amigos de Jó estavam afligindo-o com palavras. Mas Deus estava trabalhando nele.

“Por que te conservas ao longe, Senhor? Por que te escondes em tempos de angústia? Os ímpios, na sua arrogância, perseguem furiosamente o pobre; sejam eles apanhados nas ciladas que maquinaram. Pois o ímpio gloria-se do desejo do seu coração, e o que é dado à rapina despreza e maldiz o Senhor. Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus. Os seus caminhos são sempre prósperos; os teus juízos estão acima dele, fora da sua vista; quanto a todos os seus adversários, ele os trata com desprezo. Diz em seu coração: Não serei abalado; nunca me verei na adversidade. (...) Diz ele em seu coração: Deus se esqueceu; cobriu o seu rosto; nunca verá isto. Levanta-te, Senhor; ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos necessitados.” (Salmos 10:1-6, 11-12)

Davi estava indignado quanto aos ricos. Deus não se esquece, mas Ele deixa que tenhamos esta sensação. Na verdade, Deus nunca deixou Davi sozinho, mas este é o sentimento que temos.

“Eles, porém, os nossos pais, se houveram soberbamente e endureceram a cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos, recusando ouvir-te e não se lembrando das tuas maravilhas, que fizeste no meio deles;  antes endureceram a cerviz e, na sua rebeldia, levantaram um chefe, a fim de voltarem para sua servidão.  Tu, porém, és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência, e não os abandonaste. Ainda mesmo quando eles fizeram para si um bezerro de fundição, e disseram:  Este é o teu Deus, que te tirou do Egito, e cometeram grandes blasfêmias, todavia tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os abandonaste no deserto.  A coluna de nuvem não se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir. Também lhes deste o teu bom espírito para os ensinar, e o teu maná não retiraste da tua boca, e água lhes deste quando tiveram sede. Sim, por quarenta anos os sustentaste no deserto;  não lhes faltou coisa alguma;  a sua roupa não envelheceu, e o seus pés não se incharam.” (Neemias 9:16-21)

Deus nunca te abandona, apesar do seu sentimento. Deus teria razão em abandonar seu povo quando eles adoraram o bezerro de ouro, mas Ele não o fez. Muita gente se esfria na fé por achar e sentir que Deus o abandonou. Quando você sentir isso, levante um clamor a Deus.

“Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o meu Senhor se esqueceu de mim. pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. Os teus filhos pressurosamente virão; mas os teus destruidores e os teus assoladores sairão do meio de ti. Levanta os teus olhos ao redor, e olha; todos estes que se ajuntam vêm ter contigo. Vivo eu, diz o Senhor, que de todos estes te vestirás, como dum ornamento, e te cingirás deles como a noiva. Pois quanto aos teus desertos, e lugares desolados, e à tua terra destruída, serás agora estreita demais para os moradores, e os que te devoravam se afastarão para longe de ti.” (Isaías 49:14-19)

O Senhor não se esqueceu de você, mas Ele quer te ensinar que, ao pedir que Deus se lembre de algo, você também deve se lembrar de Deus.

Levante um clamor a Deus, e volte ao primeiro amor.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio