A tristeza segundo Deus

20/04/2008

Texto Base: Lamentações 3:27-33, 39-40


“Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Que se assente ele, sozinho, e fique calado, porquanto Deus o pôs sobre ele. Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. Pois o Senhor não rejeitará para sempre. Embora entristeça a alguém, contudo terá compaixão segundo a grandeza da sua misericórdia. Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens. (...) Por que se queixaria o homem vivente, o varão por causa do castigo dos seus pecados? Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor.” (Lamentações 3:27-33, 39-40)

Jeremias pregou que o Senhor purificaria seu povo através do sofrimento. O povo seria levado para o cativeiro por causa do seu pecado. Cada área da sua vida que está presa precisa ser libertada deste cativeiro.
“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.” (II Coríntios 7:10)

O mundo está seduzindo as pessoas para frustrá-las materialmente e, assim, operar a tristeza que leva à morte espiritual. Se Deus tem operado a tristeza sua vida, quando você se arrepender Ele virará esta página.

“Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque eles não sofrem dores; são e robusto é o seu corpo. Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens. Pelo que a soberba lhes cinge o pescoço como um colar; a violência os cobre como um vestido. Os olhos deles estão inchados de gordura; trasbordam as fantasias do seu coração.” (Salmos 73:1-7)

Davi confessou seu pecado, mesmo sendo rei de Israel.

“O Seol e o Abadom nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.” (Provérbios 27:20, 28:22)

“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” (Isaías 45:22)

“Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; contudo percebi que a mesma coisa lhes sucede a ambos.” (Eclesiastes 2:14)

“Jesus, porém, percebendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Por que arrazoais em vossos corações?” (Lucas 5:22)

Os olhos do sábio estão em sua cabeça (pensando nas coisas de Deus), e não na sedução do mundo.

“Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.” (Tiago 4:1-6)

Humildade não tem a ver com falta de dinheiro, mas em se submeter a Deus. A tristeza segundo Deus só passará quando nos tornarmos humildes.

Não dá pra servir a dois Senhores, não dá pra coxear entre dois pensamentos. A amizade do mundo trás insatisfação, mas se você colocar seus olhos no Senhor, você vai ser iluminado. Se você colocar seus olhos no Senhor, você será salvo. Se você colocar seus olhos no Senhor, Ele irá satisfazer toda a sua vida.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio