Somos filhos e não escravos

28/10/2007

Texto Base: Lucas 15:11-32


Quando o filho decidiu sair da casa do pai e fazer sua vontade ele foi egoísta, ele não pensou nem em seu pai nem em seu irmão, só na sua vontade, na sua carne. Ele foi andar segundo o caminho do seu coração. Tudo isso já estava no seu coração, Jesus diz que o que contamina o homem não é o que vem de fora, mas sim o que vem de dentro do nosso coração. Deus nos quer só para Ele. O salário do pecado é a morte.

O versículo 27 mostra que o filho mais velho não quis entrar na festa para seu irmão, e hoje na igreja vemos irmãos que estão na Casa de Deus, mas só de forma presencial, seu coração está muito longe. Será que Deus precisa fazer com você o que fez com o filho pródigo, permitir que você ande pelos caminhos do seu coração e te deixar sem nada para que você abandone seu pecado?

O ciúme do irmão mais velho aflorou pois ele achou que o pai amava mais o irmão mais novo do que a ele. Ele não percebeu que a alegria do pai era porque o filho pródigo que estava perdido se arrependeu e voltou para sua casa. Hoje muitos fazem isto constantemente, tem ciúmes e se comparam com outros.

Ninguém recebe nada de Deus porque merece, mas porque Ele é misericordioso para conosco. Às vezes existem tantas invejas na família que isto é motivo de contenda dentro de casa. O filho mais velho não entrou na festa que o pai estava dando por causa da volta do filho mais novo achando que a festa era apenas para seu irmão, e na verdade a festa era para toda família.

Num relacionamento, para se ter amor é necessário pagar um preço (2 Samuel 12:12-13). Nestes dias satanás tem tentado afastar os filhos de Deus do coração do Pai, fazendo com que cada um se preocupe com seus próprios problemas (egoísmo) e deixar de amar ao próximo como Jesus ama (2º mandamento). Satanás tem trabalhado para você fechar seu coração de tal forma que alguns se desviam por causa da dureza do coração (Lucas 15).

O que é amor fraternal fingido? São aqueles relacionamentos superficiais onde não se busca abrir o coração. O pior mal é quando Deus tira a mão sobre a vida de uma pessoa e esta passa a andar pelos caminhos do seu próprio coração.

Meus irmãos, voltem a Deus de todo seu coração e aprendam com a Palavra que podemos vencer a morte, o diabo e o pecado, se seguirmos os passos de Jesus.

Que Deus nos abençoe

Pr. Luiz Cláudio