Os quatro tipos de coração – Qual é o seu?

21/10/2007

Texto Base: Lucas 8:15


Neste trecho bíblico temos relatada a parábola do semeador. Conforme explica o v.11 a semente é a palavra pregada e o local onde a semente cai (solo) refere-se ao coração daquele que está ouvindo a pregação. Se todas as vezes que ouvíssemos a Deus obedecêssemos, não seria necessário ouvirmos novamente.

Essa parábola fala de quatro tipos de coração: coração distraído, cheio de espinhos, duro e honesto. Nós não temos apenas um tipo de coração, mas dependendo do momento em que estamos vivendo em nossas vidas, podemos estar com um coração duro, distraído, cheio de espinhos ou honesto e sincero.

O coração distraído é o daquela pessoa que anda no piloto automático, ou seja, desligado, e aí na que vem a provação, a pressão, o inimigo rouba a semente (palavra). O coração duro é o daquela pessoa que não tem raiz. E o que é não ter raiz? É não ter compromisso, relacionamento. Ter raiz é ter direitos e deveres. O coração duro impede que seja criada raiz e assim na hora da provação a pessoa não consegue dar fruto. Para dar frutos temos que servir a Deus com compromisso e responsabilidade. Em Apocalipse 3:20 Deus faz uma comparação entre o coração e a porta. O nosso coração é como uma porta, podemos abri-lo ou fechá-lo (livre arbítrio).

Geralmente a pessoa que sofre muito tem tendência a fechar o coração (Ezequiel 36:26-27). As pessoas que são feridas são aquelas que facilmente são enganadas. Chegou o tempo da igreja de Cristo amadurecer.

Deus não é um pai superprotetor e nem tão pouco tem filhos prediletos. Ele nos deixa escolher sermos quebrantados ou teimosos, obedientes ou desobedientes, termos o coração aberto ou fechado.

Lucas 8:14 mostra que o coração cheio de espinhos são daquelas pessoas assoberbadas de trabalho, responsabilidades, ou seja, que trabalham muito e não tem tempo para ouvir a voz de Deus. A falta de contentamento nos traz a infelicidade e tais são os espinhos. A pessoa que não tem quer sempre mais.

Existem pessoas que são infelizes por natureza, e só Deus pode curar esta ferida (Jeremias 30:12-17). Existem pecados que enquanto não são confessados e abandonados, impedem a nossa cura. Algumas pessoas que têm até motivo para ficar chateadas com Deus, pois é Ele fazendo quem faz ferida, mas também é Ele quem irá curá-la, dando-lhe um novo coração.
Para termos algo edificado em nosso coração se faz necessário primeiro retirar os espinhos dele (Jeremias 31:12-17). Não devemos nos comparar a ninguém, pois isso gera inveja. O que Deus tem para sua vida não é a mesma coisa que Ele tem para vida de outra pessoa.

Devemos estar na Casa do Senhor para conhecê-Lo e não por causa das suas bênçãos (Jeremias 24:7). Muitas pessoas estão vivendo hoje com o coração cheio de espinhos porque ainda não tiveram uma conversão genuína, a qual se dá através de um relacionamento diário com o Pai. Não basta passar pelo batismo das águas e do espírito.

Todo crente precisa dar fruto (Lucas 8:15). E aqueles que são discípulos de Jesus darão muitos frutos, pois abrirão muitas portas. Essas são pessoas que estão com o coração honesto e sincero.

Quando estamos com o coração fechado para Deus sempre erramos (Hebreus 38:11). Só conseguimos entrar no descanso de Deus quando abrimos o coração.

Apocalipse 3:20 mostra que só dão fruto de perseverança aqueles que estão em comunhão íntima com Deus.

Que Deus nos abençoe

Pr. Luiz Cláudio