A igreja que fere e a igreja que é ferida

15/07/2007

Texto Base: Mateus 27:39-42

 

Havia três tipos de pessoas no Gólgota observando a agonia de Jesus:

1- Homens que não conheciam a palavra.
2- Homens que conheciam e viviam a palavra.
3- Homens que conheciam a palavra mas não viviam,ou melhor,queriam matá-la.

A palavra estava na cruz e traz vida enquanto a letra estava na mente dos sacerdotes, fariseus e escribas, e a letra mata.
A palavra e cruz são compatíveis mas a letra e cruz não.O homem que não toma a cruz não pode seguir a Cristo e por isso , não pode ser chamado cristão.
Cristão é aquele que segue a Cristo, e não se pode segui-lo sem a cruz.
A igreja no mundo hoje dividi-se em duas:

1- A que está na cruz.
2- A que desceu da cruz.

Ou seja, a igreja ferida e a igreja que fere.
A tentação de descer da cruz é contínua, todo tempo de sua existência a humanidade luta para não sofrer, destrói para não ser destruído, procura os caminhos mais fáceis e dentro da igreja em muitos casos não é diferente. Muitos querem se proteger, salvar sua família, seu ministério, trabalho, empresa, conta bancária, bens, preservar sua reputação, exigir direitos e ainda dizem:
“Quero tudo o que Deus tem pra mim, mas não farei o que Deus quer de mim.”
Muitos querem salvar suas vidas pois já desceram da cruz.Um sinal claro de que você está na cruz é que você não pode salvar a si mesmo e que sua vida está sendo doada para alguém.
Romanos 36 diz que por amor de ti somos entregues à morte o dia todo.
1 Coríntios 23: “mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para igreja.”
Descer da cruz significa que você é o mais importante, que você não pagará preço algum por nada nem por ninguém que não seja você mesmo.

A igreja que está na cruz é ferida.
A igreja que desceu da cruz fere.

João 19,32-34 diz que quando você esta na cruz e é ferido, de você deve sair sangue e água, ou seja, vida e perdão.
Mas quando você não está mais na cruz seu maior desejo é revidar e ferir da mesma maneira.
A bíblia que está em suas mãos já não é a espada e sim da carne, já não é mais palavra e sim letra e a letra MATA!
A bíblia diz que Jesus é a rocha e se nos decidirmos descer da cruz Ele será para nós de escândalo, mas se permanecermos fiéis e suportarmos suas aflições Ele será Rocha Eterna.
Em João 4:20-24, Jesus encontra uma mulher que não sabe onde nem como adorar a Deus, e o Senhor mostra o que Deus que de nós. Deus não procura excelentes pregadores, cantores,escritores, doutores e etc., Ele procura homens que o adorem em espírito e em verdade, e para adorar ao Senhor desta forma é necessário estar na cruz, pois quando ouvirmos a respeito de alguém que errou não hesitaremos em dizer “ Pai perdoa-lhe pois não sabe o que faz.”Deus não criou as pedras para serem atiradas e sim para edificar. Jesus dá este exemplo em duas passagens, quando se depara com a mulher adultera e quando diz a Pedro: “tu és pedra e sobre está pedra edificarei a minha igreja.”
O Senhor quer curar-nos, quer perdoar-nos. Em 1 Reis 8:36-40, Salomão ora a Deus nesse sentido. O arrependimento é a cura da chaga no nosso coração.
A igreja que desceu da cruz tem ferido Jesus pela 2ª vez (Números 20:8-13), isto é muito grave aos olhos de Deus, com certeza será impedida de entrar na terra prometida, na Canaã celestial, onde receberemos a cura definitiva, onde Deus limpará de nossos olhos toda lágrima, mas para isto temos que aceitar a cruz, a afronta, dar a outra face, a igreja que não desejar ser entregue como ovelha muda ao matadouro, receberá do Senhor uma chaga mortal e incurável ao invés de ter suas lágrimas enxugadas por Deus, chorará eternamente pois não herdará a promessa. (Apocalipse 21).

Preletor Adailton França